Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jornalista é desconvidado para entrevista com Mainardi


O e-mail que oficializou o convite na sexta-feira, feito primeiro por telefone
O jornalista Lino Bochinni, redator chefe da revista trip, foi desconvidado pela produção do programa Roda Viva, após ter recebido convite para entrevista com o "jornalista" Diogo Mainardi.

Mainardi é considerado um dos porta vozes do PIG, um dos maiores opositores dos governos de Lula e Dilma e inimigo mortal da blogosfera e opinião independente.

O programa Roda Viva é um dos mais importantes programas de entrevistas da televisão brasileira, já entrevistou diversas personalidade do mundo cultural e político do Brasil e é marcado pela pluralidade de idéias. Eu mesma fui entrevistada pelo programa em 2009, quando ainda era governadora do Pará

O programa é exibido na Tv Cultura de São Paulo, controlada com mão de ferro pelo tucanato paulistano. Leiam o que Lino escreveu em seu blog pessoal e tirem suas próprias conlusões.

--------------------------------------------------

Na última sexta-feira (17/08) recebi um convite pra ser um dos entrevistadores de Diogo Mainardi, na bancada do Roda Viva. O convite foi feito por telefone, e formalizado por e-mail. A produção do Roda Viva pegou meu endereço e enviou o livro que o ex-colunista de Veja iria lançar – “A Queda”, sua primeira obra após “Lula É Minha Anta”. Aceitei, e meu nome começou a ser divulgado na própria sexta-feira, tanto no site da TV Cultura como em releases para a imprensa. Tinha também um carro marcado para me pegar no trabalho e me levar ao programa. No final da manhã de segunda-feira, a mesma produtora que havia acertado tudo me liga dizendo que minha participação havia sido “cancelada”.

O envelope com o livro chegou sexta. E com meu nome escrito errado


Sua alegação era que “tinha um entrevistado a mais”, e eu fui cortado. Como ela não conseguiu dizer o que havia acontecido, peço pra falar com outra pessoa que possa me explicar a razão do veto. Em poucos minutos me liga o apresentador do programa e ex-diretor de redação da Veja, Mario Sergio Conti. Ele confirma que, sim, eu estava cortado da bancada. Pede desculpas e diz que, quem sabe, “em outra ocasião”, eu possa voltar a ser convidado. Repete a justificativa de que tinham que ser 5 entrevistados, mas que tinham 6 confirmados. Argumento que no release divulgado desde sexta-feira pela própria TV Cultura tinham apenas 5 pessoas. “Ah, mas tem também a Joyce Pascowitch, que entrou de última hora”. Se foi isso mesmo, porque justo eu fui cortado? “Pra dar mais diversidade ao programa”, responde Mario. Ainda argumento que, se o critério era dar mais diversidade, na bancada tinham dois jornalistas com o mesmo perfil: da área de cultura de grandes jornais do Estado. Ele desconversa, e diz que a Joyce era “mais adequada”. Agradeço e me despeço dizendo que a prerrogativa de escolher quem vai ou não é dele. Não fazia sentido discutirmos.

E-mail também de sexta, confirmando o envio do livro e o agendamento do carro.






Volta no tempo: estou sendo processado pela Folha, que há dois anos mantém sob censura meu antigo site Falha de S. Paulo, que eu fazia com meu irmão. Estão me pedindo dinheiro a título de indenização por “danos morais”; O dono da empresa, Otávio Frias Filho, já assinou uma carta com ataques à minha pessoa, quando recusou-se a ir a Brasília, numa audiência pública sobre o caso de censura, ocasião em que 20 deputados federais de 10 partidos diferentes reprovaram a atitude anti-democrática da Folha; Esse ataque inédito do jornal contra um blog independente foi condenado porAssange e pela organização Repórteres sem Fronteiras, entre tantos outros. E a direção do veículo, digamos, não reagiu muito bem a essa reprovação global; além disso, um jornalista da Barão de Limeira estaria na bancada. E a TV Cultura deu meia hora de seu horário nobre de domingo para o TV Folha.

Mais: na entrevista ficou claro o desprezo que Mainardi tem pela internet e seus usuários. Disse que na rede “só tem otários”, e reclamou que “agora os leitores que antes só mandavam cartinhas mal escritas agora têm voz”.

.
O release com meu nome ficou 3 dias no site da TV Cultura. E eram 5 entrevistadores, como Mario disse que tinha que ser. Após o corte, trocaram meu nome pelo da Joyce





.

"Não faço idéia de quem vetou meu nome na entrevista, e prefiro não arriscar um eventual motivo. Melhor deixar pra cada um tirar suas próprias conclusões."

Nenhum comentário: