Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Minha Carta à Ministra coordenadora do PAC sobre a Hidrovia Araguaia-Tocantins

Na audiência que tive semana passada, com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, o nosso companheiro de lutas, Gilberto Carvalho, tratei de vários assuntos importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará, entre eles, a importância da Hidrovia Araguaia-Tocantins e o mesmo compreendeu a relevância do assunto e a orientação que me deu foi eu agendasse com audiência com a Ministra do Planejamento e Coordenadora do PAC, Miriam Belchior.
Estamos aguardando a audiência que seria terça-feira e foi adiada.  

Eis aqui a carta que enviei para a Ministra e Tutora do PAC, justificando a audiência:

Belém, 15 de setembro de 2011.
Senhora Ministra,


                        Ao cumprimentá-la, aproveito o ensejo para solicitar uma audiência com Vossa Excelência juntamente com a Bancada Federal do PT/PA a fim de debater temas inerentes à Hidrovia Tocantins, bem como a Suspensão das obras de derrocagem dos pedrais.

Vossa Excelência, quando Coordenadora das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Pará, acompanhou o processo de negociação para a implantação da Siderúrgica em Marabá, onde constava:

       Eclusas de Tucuruí;      
      H idrovia Tocantins; e
      Ampliação do Porto Vila do Conde.

As Eclusas de Tucuruí foram inauguradas em dezembro de 2010. A ampliação, com construção do novo berço no Porto de Vila do Conde em Barcarena-PA, está sendo submetida a Audiência Pública junto à comunidade. E a Hidrovia Tocantins teve a licitação para a derrocagem dos pedrais, suspensa.
Nossa preocupação, Senhora Ministra, diz respeito às conseqüências nefastas ao Pará se isso se confirmar pois:
1-      A Vale que já havia incluído nos custos da Siderúrgica, um Porto e a logística para escoar sua produção pela Hidrovia Tocantins, desde Marabá, até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena-PA. Terá que ter uma logística alternativa, via ferroviária e saída pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.
2-      A obra da Eclusas de Tucuruí, inaugurada no final de 2010, torna-se ociosa, visto que sem a Hidrovia Tocantins não há navegabilidade do rio por período maior do que seis meses. Imaginamos que um investimento que deve ter custado ao povo brasileiro mais de 1 bilhão de reais, deva ter uma utilização importante na logística do nosso país.
3-      A ampliação do Porto de Vila do Conde, atualmente com um projeto maior e consequentemente mais caro do que o necessário para receber a produção industrial da ALPA e outras empresas que se instalarão na região, também ficará superdimensionado e com utilização talvez não justificável para os custos da obra.
4-      Sendo assim, é necessário que Vossa Excelência nos receba, com a maior brevidade possível, para que conjuntamente possamos discutir alternativas objetivando que a Hidrovia Tocantins não seja suspensa, e sim se torne alternativa para escoamento de produção, não apenas do Pará, mas também de outros estados do Brasil.
Senhora Ministra, tais obras são complementares entre si. A suspensão de uma delas, como a Hidrovia em questão, ocasionará imensos e talvez incomensuráveis prejuízos ao Pará. Portanto, tais questões são importantes e decisivas para a mudança do modelo de desenvolvimento do Estado do Pará, que foi nossa luta por quatro anos, quando estive a frente do governo do Estado.

Certa de poder contar com a costumeira colaboração por parte de Vossa Excelência, renovo protestos de estima.             

Atenciosamente,

Ana Júlia Carepa


A Sua Excelência, a Senhora
MIRIAM BELCHIOR
Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão da Presidência da República.
Brasília - DF
2-

3 comentários:

Anônimo disse...

É ISSO AÍ COMPANHEIRA, NÃO FOI ATOA QUE OCUPASTE O POSTO MAIS ALTO DESSE ESTADO, PODEMOS NOS SENTIR CONDUZIDOS COM RESPONSABILIDADE NOVAMENTE.

Anônimo disse...

EXISTE UM DITADO, PEÇA, BATA, INSISTA, QUE CEDO OU TARDE A QUEM VÇ SE DIRIGE ATENDERÁ O SEU PEDIDO. LEMBRE SE, AQUELE QUE MAIS LUTOU PELO POVO POR ELE FOI CONDENADO. PORÉM NA HORA DE SUA MORTE PEDE AO PAI QUE OS PERDOE. NOS PERDOE E NAO DESISTA DA GENTE, POIS DEUS NÃO ABANDONARÁ VOCÊ.

Anônimo disse...

Ana

Sou comunista mas votei no PT no 2º turno da eleição de 2010 (1º turno Cleber) gostei e apoiei muitas realizações de seu governo, na minha humilde opinião foi a única vez na história do Pará que o estado (aparelho de estado) contemplou a população subalternizada. Foram implementadas importantes políticas públicas, bolsa trabalho, nav. Pará, projovem, etc... Outras coisas foram apenas razoáveis como por exemplo a questão dos servidores públicos, era necessário implantar os PCCRs, democatizar a estrutura dos órgãos, garantindo percentual de cargos comissionados para servidores efetivos e principalmente melhor remuneração. Mesmo assim reconheço que seu governo foi melhor que qualquer outro na história, pois garantiu aumento acima da inflação e realizou muitos concursos.
Anseio sinceramente que o PT seja recmposto politicamente pela tradição de luta de seus lutadores e que a senhora governadora não abandone a trincheira, pois continua sendo um dos melhores quadros da esquerda (social-democrata) paraense.

Parabéns por tudo.