Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Com os vereadores, prefeito, seu vice, as irmãs e lideranças na calorosa recepção em Portel-Marajó.

A semana que passou foi agitada. Encontros partidários, reuniões de trabalho, diálogos com lideranças, prefeitos, enfim, muita coisa pra fazer e pouco tempo para escrever e postar, mas enfim, acho que hoje dará para relatar os acontecimentos da quarta-feira passada em Portel, uma linda cidade do interior do meu Pará, o qual eu quero grande e unido.

Vereadores, prefeito e vice-prefeito me entregaram um documento, agradecendo e demostrando as ações de nosso governo em Portel e os resultados para a população do município.

À Convite do Prefeito Pedro Barbosa e seu vice Carlos Moura, estive naquele bonito e agradável município  do Marajó para receber homenagens e participar da inauguração do novo espaço da entidade filantrópica "Ágape da Luz", o qual é dirigido pelas irmãs Maria Josepha e Maria Raimunda. 


Sensibilizada pela necessidade de ajudar o município de Portel, assinei convênio para repasse de recursos a fim de garantir a construção e ampliação do espaço, com sala, cozinha, refeitório, depósito e quarto para as crianças, o que garantirá a manutenção das atividades filantrópicas desenvolvidas pela entidade, a qual hoje é a maior deste segmento, existente no arquipélago do Marajó.

Mesmo tendo ficado imensamente feliz por tudo que ouvi, tanto em  forma de agradecimento, quanto em incentivo e força, o que mais me emocionou mesmo foi perceber o resultado do investimento que fizemos, através do governo do Estado, quando pudemos ajudar a continuidade das ações, tão bem desenvolvidas por aquela respeitada entidade de utilidade pública.

Meninos do Coral Municipal cantaram e me emocionaram com sua honesta demostração de carinho.


Meus olhos encheram-se de lágrimas - confesso, sou mulher e humana - e não tenho vergonha de dizer isso, pois foi de fato, muito emocionante ver o coral do município da escola tocar lindas canções e todas aquelas crianças e adolescentes  com seus pais e responsáveis com  aqueles sorrisos honestos nos rostos, sentindo-se protagonistas de seu próprio futuro, forjado com todas as dificuldades  historicamente existentes no Marajó, mas com determinação e fé para estudarem e trabalharem por um futuro mais digno e feliz.
A placa me foi entregue em meio à muitas homenagens e recordações do legado de nosso governo.

Além da entidade, a prefeitura e outras entidades comunitárias também agradeceram e me entregaram uma linda placa e um documento listando as principais ações de governo que ajudaram e muito o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Município de Portel, entre elas: 

A entrega de 4.200 títulos de autorização e uso de área ribeirinha via GRPU;

A viabilização do manejo sustentável das riquezas da flor através pelo IDEFLOR, criado por nossa gestão para contribuir com a regularização de áreas de florestas, como é o caso da comunidade da Gleba Joana Peres II;

O atendimento da comunidade ribeirinha na Ilha Grande do Pacajá, através do assentamento das famílias daquele lugar;

A Regularização Fundiária na área urbana, com destaque para o Bairro da Castanheira (SEDURB);

O esforço e parceria junto ao Governo Lula para a tão esperada chegada de energia elétrica através do Linhão do Marajó, uma articulação com o BNDES e demais órgãos federais, que finalmente tirou o projeto do papel e hoje ele é uma realidade para o povo marajoara;

A articulação para a implantação de Micro Sistemas de Abastecimento D'água via PAC/FUNASA. Uma obra que está prestes a ser inaugurada;
Elaboração do projeto Executivo para o Aeródromo de Portel;
A pavimentação de vias urbanas que totalizaram 09 km de vias asfaltadas, algo muito significativo para um município do porte de Portel, além da entrega do "Kit Faz Estrada" que doou Caçamba, Pá carregadeira, trator e motoniveladora, para que a prefeitura dê continuidade na pavimentação da cidade;

A instalação do Ensino Médio Rural, através do SOME - Sistema Modular de Ensino da SEDUC, levando educadores à zona rural, onde o povo está, e a implantação do curso de Graduação em Educação do Campo, visando a qualificação dos educadores que atuam na zona rural sendo este feito via IFPA e totalmente gratuito; e a instalação do Pró-Jovem Urbano e do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos que com mais de 100 turmas, deu uma nova perspectiva de vida e socialização à pessoas que já haviam desistido de estudar e hoje lêem e escrevem e motivadas, dão continuidade em seus estudos. Isso sem falar da importância da doação dos uniformes que faziam parte do Kit Escolar que resgatou a auto-estima e trouxe muita gente de volta às escolas  e significou muito para os estudantes da rede pública de ensino;

As 150 famílias que se tornaram empreendedoras através do Programa CREDPARÁ e as 200 vagas disponibilizadas no Programa Bolsa Trabalho com os cursos de mecânica de refrigeração, Horticultura e Avicultura Caipira, Panificação e Confeitaria, além do curso de Auxiliar de escritório, que juntos capacitaram parte significativa de nossos jovens para o mercado de trabalho o empreendedorismo solidário;

A Assistência Social foi fortalecida através da construção de dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), os quais possibilitaram a organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social;

Enfim, o documento não deixa dúvidas do quanto foi feito naquele município, que segundo relato dos moradores, nunca havia recebido um chefe de estado, um governador, quiçá um parlamentar em outro período, que não fosse na corrida eleitoral, na busca de votos.

Voltei pra Belém com a alma lavada e com o coração cheio de alegria por saber que fiz minha parte ao oportunizar aquele povo, ali, lá na ponta, em um município distante da capital. Mais um município paraense como todos os demais que ainda sonha com um Pará rico e socialmente justo com todos os seus filhos e filhas.

Aos moradores e amig@s de Portel, meus sinceros votos de desenvolvimento e meu respeito, além do agradecimento pela hospitalidade e a gama de homenagens e palavras de carinho que recebi em minha visita. 

Fiquem com Deus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se fosse só essa a vergonha deste desgoverno do jateve tava bom.Com o grande pacto que ele fez com as coligaçoes ele alastrou a corrupcao no pará de cabo a rabo e tem que ficar caladinho pros corruptos aliados, como se não bastasse os amigos dele. Na santa casa tudo vai de mal a pior, e ele acha que exonerando diretores, como fez com o caso da colônia agrícola é que vai resolver o problema. Ele tem é que acabar com o nepotismo e o acúmulo de empregos públicos para alguns privilegiados que ele faz questão de fazer vista grossa. Quero ver se ele vai manter algumas exonerações que foram arbitrárias, já que foi provado que já havia sido oficializado que o problema estava acontecendo na Colônia. Na Cosanpa, que na campanha ele dizia tanto que não ia privatizar, colocou uma tropa inexperiente que está contribuindo para que isso ocorra o mais rápido possível. Os municípios que tem cosanpa estão sendo geridos por pessoas totalmente descomprometidas com a cosanpa: quer exemplos: todos os supervisores têm dois empregos e nunca estão dando suporte na localidade. O gerente de breves já foi várias vezes noticiado no jornal dos urbanitários acumulando emprego na cosanpa, na prefeitura e em escola municipal daquele município, o gerente de tailândia é vereador e gerente, a gerente de anajás é irmã do prefeito e secretária de cultura e gerente da cosanpa, os gerentes de castanhal e abaetetuba só vivem fazendo política e nunca estão lá, o gerente de igarapé miri também é DAS da prefeitura de lá, o gerente de santa cruz do arari é acessor da câmara de vereadores de lá e gerente cosanpa, os pára-quedistas (DAS) que colocaram lá são idosos que tiveram como última experiência a falida telepará ou celpa, enfim... cadê o compromisso em soerguer a cosanpa jateve? Ela ta afundando cada dia mais, assim como a santa casa, o ofir loyola, a seduc que disseste que ia dar um aumento salarial que parecia ser um tesouro e era presente de grego. Cadê a sua atuação? Cadê o diferente que farias e fazes o mesmo?