Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2011

Nos 15 anos do Curió-Utinga...


Estive na noite de ontem (10), na festa de aniversário de 15 anos do bairro do Curió-Utinga. Fui convida pelo vereador Adalberto Aguiar, que é o atual vice-presidente da Câmara Municipal de Belém e proponente da Lei Municipal nº 8573 que regulamentou o aniversário do bairro onde mora. Mesmo sem ele poder ter ficado, por ter outro compromisso, no mesmo horário, ao chegar no local do evento, recebi muitas demonstrações de carinho e afeto dos moradores que prestigiavam a programação organizada pelo Centro Comunitário e que contou com o apoio de lideranças e pequenos comerciantes do bairro.



Confesso que foi muito energizante para mim, que cumpri meu papel com dignidade à frente do governo do Pará, ouvir relatos de que nossa gestão fez importantes ações em lugares como o Curuió-Utinga, ser convidada ao palco pela coordenação do Centro Comunitário para prestar minhas homenagens ao bairro e ser aplaudida pelo público presente.


Foi contagiante ver, lá, na própria Praça das Castanheiras, onde acontecia o evento, diversos jovens utilizando o sinal de internet de banda larga gratuita do NAVEGA PARÁ, em seus aparelhos celulares, assim como acontece em centenas de outros infocentros e espaços públicos que possuem antenas espalhadas, pelo nosso imenso Pará, garantindo a inclusão digital e o acesso à informação, assim como acontece no Centro Comunitário da Passagem Cruzeiro Unido do Pantanal, inaugurado em 2010, no mesmo bairro.




O Curió-Utinga foi um dos bairros que recebeu o projeto "Ações de Cidadania" o qual além de Belém, rodou diversos municípios do Pará, levando benefícios concretos para a população, como a emissão de documentos, consultas médicas, exame oftalmológico - se preciso, com a doação de óculos!! - Assessoria jurídica gratuíta através da defensoria pública, e muitos outros serviços, que somados aos infocentros e asfaltamento de diversas ruas do Bairro puderam levar o Estado para junto da comunidade e não distante como sempre foi.

Foi assim, indo onde o povo estava, que pude presenciar as carências históricas da comunidade deste bairro, que tem muito mais de 15 anos e que com muita luta, forjou sua moradia, bem no coração de Belém.



Outro exemplo de carinho para com o bairro foi a entrega de uma das 700 escolas reformadas e/ou recontruídas, das cerca de 1200 escolas existentes no Estado do Pará, 90% delas abandonadas:  A reforma da Escola Astério Campos, quando me lembro bem que a mãe de um aluno com deficiência auditiva me agradeceu pelo twitter pela entrega de uma nova escola para seu filho e falou da importância de uma bom ambiente educacional, como o que entregamos à comunidade do Curió-Utinga, em janeiro do ano passado.

 


A Astério de Campos é uma escola para portadores de múltiplas deficiências, modelo de escola inclusiva no Brasil, diga-se de passagem, que depois da reforma que ordenei, agora tem ar refrigerado, banheiros apropriados para deficientes, enfim, um lugar acessível. Tudo isso porque a reconstrução foi feita a partir do olhar cuidadoso com as pessoas. Por isso tem ar refrigerado, pois os filhos dos pobres também merecem escola boa e com qualidade.



 
Deixo as fotos feitas pelo parceiro @JimmyNight quando a comunidade me recebeu de braços abertos e agradeceu a atenção que demos pro seu bairro, mesmo sabendo que não tínhamos como resolver todos os problemas, é evidente, mas como me disseram, fizemos ações impactantes que significaram muito, para muitos, pois segundo uma moradora me disse ontem: "..Entrava governo e saia governo, sem que o bairro tivesse a atenção necessária".


À todos @s amig@s e moradores (as) do Curió-Utinga, o meu muito obrigada pelo carinho e receptividade com que me acolheram.

Veja mais fotos no meu Flickr.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUERIDA ANA JÚLIA SUA TENTATIVA DE MUDAR A FORMA DE GOVERNAR, JÁ LHE DEIXA NA HISTÓRIA. PENA O POVO NÃO ACREDITAR NA MUDANÇA ESTAMPADA EM PRAÇA PUBLICA COM A INCLUSÃO DIGITAL, MÁQUINAS AGRICOLAS ANTES COMPRADAS COM O DINHEIRO PUBLICO SE TRANFORMANDO EM BENS PARTICULARES DE QUEM MUITO BEM SABE ROUBAR O QUE É PUBLICO, HOJE NÃO SE PODE NEGAR A FALTA DE TRATO A RAMAIS E ESTRADAS. TAMBÉM SEGURIDADE NO EMPREGO PUBLICO COISA QUE ESSA GENTE NEGA AO POVO POIS SENDO TEMPORARIO VÇ SE TONA ARMA PARA PERPETUAR ESSA CAMBADA DE PSDBESTA NO PODER. ENFIM ESTAMOS DE MAL A PIOR, SOU DO C125, SEM PERSPECTIVA, MAIS AGRADECENDO A DEUS, O QUE PUDE VER EM SEU GOVERNO.

Anônimo disse...

Flagrante de desperdício de Medicamentos no Hospital Regional de Tucuruí

Hospital Regional de Tucuruí na frente um sinal de organização e nos fundos desperdício dos recursos públicos sendo jogado medicamentos no lixo

Na tarde desta quarta-feira (14), no Hospital Regional em Tucuruí - HRT, sudeste paraense. Foi flagrado o desperdício de dezenas de caixas lacradas com medicamentos entre elas: soro, pomadas, glicose, aparelhos de injeção descartáveis, agulhas, e dezenas de outros medicamentos para o tratamento dos doentes daquela unidade regional de assistência a saúde de média e alta complexidade.

Com apenas nove dias a frente da direção geral do hospital o médico José Raimundo da Silva Arias, indicado pelo prefeito Sancler Ferreira (PPS) e com o apoio do Secretario de Estado de Saúde Hélio Franco, esta realizado diversas mudanças estruturais no hospital e tem como meta a implantação da privatização através de uma Organização Social - OS daquela unidade de saúde que atende toda a região do entorno do Lago da UHE Tucuruí.

O Flagrante - Após denuncia foi constatado o flagrante do desperdício de centenas de medicamentos jogados na área de desembarque de cargas atrás do hospital para ser jogado no lixo, é um afronto a população que vive diariamente em uma via crucia, nas madrugadas nos postos de saúde do município sem ter atendimento médico, e quando consegui não tem os medicamentos prescritos ao recorrer ao serviço de fornecimento de medicamento da prefeitura.

Devido a esta precária situação da saúde municipal que se encontra na UTI, a população recorre ao Hospital Regional, que mesmo passando por diversas dificuldades devido à prefeitura de Tucuruí através da secretaria de saúde municipal, ter transferido sua maternidade para dentro do HRT por um período de 90 dias e que já ultrapassa 10 meses, com isso superlotando o atendimento diário, e, em muitos casos a maioria dos enfermos ficam por muito tempo aguardando a internação devido ao hospital atender a média e alta complexidade, ficando os enfermos aguardando em uma fila de espera suas cirurgias, para dar vez às necessidades de atender emergencialmente a maternidade municipal.

São muitas as denuncias de falta de leitos e principalmente falta de medicamentos para atender aos internos no HRT, por isso, é importante a Secretaria de Estado de Saúde tomar as providências necessárias para apurar o motivo do desperdício de medicamentos que foram jogados no lixo do HRT, são dezenas de caixas lacradas, e identificar os culpados deste prejuízo para os cofres públicos e principalmente para a saúde da população e que seja tomada todas as medidas administrativas. (Wellington Hugles)

Dezenas de caixas lacradas com medicamentos e outras abertas sendo estocadas nos fundos do HRT para serem jogados no lixo

Um dos seguranças tentou impedir que cumpríssemos com o nosso trabalho realizando o registro da denuncia do desperdício de medicamentos