Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade de hoje e pontos principais da entrevista na RBA

Bom dia blogleitores,

hoje à tarde, a partir das 15 horas, aniversário da Torcida Bicolor, no Clube do Israel Vasconcelos - Estrada do Maguari, próximo ao final da linha do Guajara. Vou lá.

Ontem à noite, fui entrevistada pelo jornalista Mauro Bonna, do programa Argumento, da RBA. Estes foram os pontos principais do crescimento econômico do Pará e do povo do Pará, a partir do meu governo, que destaquei na entrevista:

  • A produção de aço no sul do Pará começou no nosso governo, com a Sinobrás, mas agora teremos uma siderúrgica 10 vezes maior. Gerávamos empregos no exterior ou em outras regiões do Pará e agora o emprego é para os paraenses;
  • esse processo não se restringe ao sudeste do Pará. Tem o Polo de Biodiesel em parceria com a Petrobrás, com quatro usinas de transformação e envolvimento da agricultura familiar no processo, que tem sido intensiva;
  • a fábrica de chocolate em Medicilândia, na Transamazônica;
  • a indústria de painéis de madeira concentrada (MDF) em Paragominas, que viabiliza o pólo moveleiro da região do Capim e se traduz na verticalização florestal;
  • cerca de 288 milhões de mudas cultivadas pelo projeto 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia em cinco anos.

Durante a entrevista, fiz também questão de contestar a falsa informação de que o Pará estaria no último lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No governo tucano, a nota do Ideb foi de 2,3. A nota atual é de 3,1, o dobro da média nacional. Como disse na entrevista, sei que é uma nota pequena, mas é preciso considerar que partimos de um patamar muito baixo.

Citei as medidas adotadas para melhorar a qualidade da educação:

  • Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos professores, um sonho de mais de 20 anos que dependia apenas de o Executivo enviar o projeto ao Legislativo;
  • Estamos qualificando professores;
  • Interligamos 600 escolas à rede do NavegaPará, com internet gratuita e de qualidade;
  • o avanço só não foi maior porque 90% das escolas estavam deterioradas.
  • investimos 15 milhões para ampliar a rede de escolas tecnológicas e triplicamos o número de jovens matriculados;
  • Criamos o Bolsa Trabalho, programa que já envolveu cerca de 70 mil jovens paraenses, feito em parceria com a iniciativa privada e voltado para os que estão concluindo o ensino médio.Cerca de 22 mil jovens já conseguiram o primeiro emprego com carteira assinada;
  • Informei que farei mais 11 escolas tecnológicas em todo o Pará.

Esse conjunto de políticas públicas são responsáveis pelo fato de o Pará ter batido recorde na geração de emprego, desde que o fenômeno começou a ser mensurado. “São quase 40 mil empregos nos últimos 12 meses.

À crítica do jornalista sobre problemas na infraestrutura telefônica, de energia e transporte, lembrei que energia e as telecomunicações foram privatizados pelo PSDB, a partir de uma concepção de governo que aumenta a conta do consumidor e piora a qualidade do serviço.

E mostrei a diferença entre nós e o governo passado:

  • Na energia demos isenção e desconto para quem consome entre 100 e 150 kilowatts, beneficiando quase 4 milhões de paraenses;
  • Com relação à recuperação das estradas, Ana Júlia citou a Alça Viária e disse que o atraso na aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões do BNDES, pela Assembleia Legislativa, prejudicou a obra. E garanti que agora vamos retomar.

Saúde - Com relação à saúde em geral e aos hospitais regionais em particular, lembrei que no caso do Hospital Regional de Breves não havia nem 20% da obra iniciada. O hospital não existia. Aliás, nós colocamos para funcionar os hospitais de Redenção, Altamira e Santarém. Nós providenciamos equipamentos, contratamos médicos, técnicos e garantimos remédios para que os hospitais funcionassem de fato.

E disse na entrevista o caso exemplar do acelerador linear, guardado durante três anos no almoxarifado da Sespa, pelo governo anterior. Precisava fazer uma obra complexa e não havia nem projeto. Hoje, o Ophir Loyola é maior centro de radioterapia da região Norte e descentralizamos o serviço para Santarém.

Falei ainda nosso governo tem dado atenção à alta complexidade, mas sem perder de vista a atenção primária, a saúde preventiva nos municípios, reforçando a estratégia de Saúde da Família. Nós repassamos recursos para os 143 municípios do Estado, direto na conta da Prefeitura, sem discriminação. E agora vamos fazer mais 42 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), a primeira delas já está funcionando 24 horas em Altamira.

Segurança pública - Contestei que o processo de 450 veículos para a PM tenha sido realizado sem concorrência pública. Houve uma ata de adesão de preços, subscrita por mais outros três governos de Estado. O processo foi absolutamente legal. E infomei na entrevista que, além de aumentar o efetivo da PM e da Polícia Civil, garanti armamento, equipamento de proteção, veículos, lanchas e uma nova política de segurança. O policiamento comunitário, onde foi implantado – como na Terra Firme e no Guamá – ajudou a reduzir a violência. Vamos implantar mais de 100 bases de policiamento comunitário no próximo governo.

Quanto à política de habitação, informei que o Estado já construiu 17 mil casas populares e a meta para o próximo período serão mais 80 mil habitações.

Ação Metrópole - Com relação às obras no sistema viário e de transporte do projeto Ação Metrópole, falei na entrevista que vou investir mais R$ 700 milhões no próximo período para:

  • concluir a duplicação da Perimetral,
  • prolongar a João Paulo II até a BR-316,
  • construir a passagem subterrânea na Almirante Barroso, ligando a Perimetral à Dr. Freitas
  • fazer os terminais e estações de integração ao longo das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro e da BR-316.
  • ssa obra estava no papel há 20 anos e fomos nós que começamos. Ao final, quem pegar ônibus em Icoaraci e em Ananindeua vai chegar mais rápido ao centro, vai pegar mais de uma condução, mas vai pagar só uma passagem.

Um comentário:

Braulio Uchôa disse...

Sinceramente deu gosto ver você nocauteando o jornalista da RBA.
A diferença é essa companheira. Nós temos projetos e governamos para o povo!
ACELERAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!