Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A cidadania em forma de mutirão

Marcelo Dias escreve para o blog indagando quando o mutirão da Cidadania chegará até o bairro da Terra Firme, em Belém.

Marcelo, dentro de 60 dias teremos o mutirão da cidadania na Terra Firme.

O Mutirão da Cidadania começou a funcionar em julho de ano passado. Pra levar direitos básicos, o comecinho de cidadania diretamente até a população.

Do meio do ano pra cá, já houve 15 mutirões e mini-mutirões em Belém, Castanhal e Bragança. Em Belém, 38.800 atendimentos nos bairros do Barreiro, Guamá, Condor, Pratinha, Jurunas, Marco, Benguí e Icoaraci.
Em Castanhal e Bragança, 12 mil atendimentos.

Levar a cidadania em regime de mutirão envolve hoje, em cada trabalho, 30 a 40 órgãos do governo e 300 a 350 servidores públicos, além de uma equipe de voluntários de cada bairro ou cidade.

É no mutirão da cidadania que muitas famílias conseguem tirar a primeira certidão de nascimento, passo número um para a identidade. Tem muita procura por RG, CPF e Carteira de Trabalho.
Corte de cabelo, atendimento básico de saúde e orientações sobre serviços públicos como Bolsa Trabalho, Bolsa Família, como evitar a violência doméstica e o assédio sexual, enfim, o mutirão vai chegando aos bairros, às cidades e garantindo um passo de cidadania, de inclusão social.



2 comentários:

Anônimo disse...

Governadora

Acredito que esse multirão seja de extrema importância, contudo acredito que se nesses Municípios existisse a Defensoria Pública, essas ações eventuais, serião ações permanentes, e certamente a população viveria com melhor qualidade de vida.
O Governo do PT tem como característica o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a busca pelo fortalecimento de instituições como a Defensoria Pública.
Esperamos que a senhora continue trilhando este caminho, na Defesa e fortalecimento dessas instituições.

Blog Ana Júlia disse...

Anônimo das 15:44,

como governadora, tenho apoiado o trabalho da Defensoria Pública e creio que, mesmo que a presença da Defensoria fosse uma realidade nos 144 municípios do Pará, ainda assim são importantes os mutirões de resgate da cidadania. E que façamos tantos até que não sejam mais necessários.
Obrigada pela visita e volte sempre
abraços,