Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Saneamento: Governo Popular investiu para tirar Pará do atraso; Jatene, parou...


Em meio às polêmicas recentes sobre o saneamento, onde o estado figura nas últimas colocações do ranking nacional elaborado pelo instituto Trata Brasil, gostaria de recordar ações que demos início em nosso governo. O Governo Popular investiu em saneamento através do programa Água para Todos. Com recursos da Caixa Econômica Federal e do PAC, retomamos obras de saneamento e esgotamento paralisadas no governo anterior, conforme dissemos na postagem ...

Na Região Metropolitana, garantimos água para os próximos 20 anos, duplicando a capacidade de captação no Rio Guamá, as elevatórias de água bruta e de água tratada e a estação de tratamento do Lago Bolonha. Também ampliamos e melhoramos a subestação elétrica do Complexo Bolonha, construímos estações de tratamento de água entre Belém e Ananindeua, substituímos a adutora de Água Bruta, no trecho entre Utinga e avenida Almirante Barroso, implantamos a primeira etapa da Adutora de Água Tratada Bolonha/Ananindeua, ampliamos e melhoramos o sistema de abastecimento de água em Marabá e iniciamos as obras em Santarém.

Foram mais de mais de 41 mil novas ligações de água e deixamos obras em andamento em 18 municípios, além dos projetos para água e esgotamento sanitário em outros 7. Entre elas 22 obras de urbanização e habitação, construção e ampliação de 12 Estações de Tratamento de Água, construção de 10 Estações de Tratamento e redes de esgoto. De 2007 a 2010, através do PAC, foram destinados R$ 23 bilhões, promovendo a descentralização dos serviços de saneamento e a melhoria da qualidade de vida do Povo de todo o Pará.

Entre os municípios com ações em andamento, estavam Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Brejo Grande do Araguaia, Breves, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Curuá, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Igarapé-Miri, Itaituba, Jacareacanga, Magalhães Barata, Marabá (foto acima), Marituba, Monte Alegre, Mocajuba, Moju, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Ponta de Pedras, Portel, Santarém, Salinópolis, Santa Cruz do Arari, Santa Maria do Pará, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa Vista, São Geraldo do Araguaia, Tailândia, Terra Alta e Vigia. Todas elas com recursos previstos.

Como podemos ver, deixamos o caminho pavimentado para um salto na melhoria do saneamento no estado. E hoje, como estão estas obras? Muitas delas paradas, certamente. E as que estão em andamento, em ritmo de cágado. Ninguém mais do que eu quer que elas avancem, pois, mais do que o resgate de ações de meu governo, trata-se de melhorar a vida do paraense.

Nenhum comentário: