Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mais médicos: Pará recebe 142 profissionais na 2ª etapa do programa

Do Diário do Pará

O Pará começou a receber, neste final de semana, novos médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos. Esses profissionais atuarão. a partir do dia 04 de novembro, em Unidades Básicas de Saúde de 58 municípios e mais 03 distritos indígenas.

Eles foram recebidos na noite deste domingo (27) pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Planejamento, Esther Albuquerque, na Base Aérea de Belém. De acordo com ela, “dos 358 médicos que vieram à região a Região Norte, 39% vieram para o Pará, na tentativa de recuperar o déficit em que o estado se encontra na área da saúde”, disse.

Desses, 71 chegaram à noite de ontem. Mais 71 devem desembarcar na capital às 19 horas de hoje, totalizando 142 médicos cubanos, que atuarão em nosso Estado.

“Esse novo desafio é muito importante para nós. Agradecemos ao governo brasileiro por nos permitir atuar aqui no Brasil, contribuindo para a saúde de seu povo, especialmente no Estado do Pará”, contou a médica Mirelez Rodriguez, 25 anos de profissão.

Para o Secretário Estadual de Saúde Hélio Franco, a avaliação é bastante positiva principalmente para a população do Marajó. “O povo do Marajó ganhará bastante com isso, principalmente os municípios com baixo IDH. Os médicos vão morar nos municípios, isso irá contribuir na melhoria da saúde local”, relatou.

Na primeira etapa do programa Mais Médicos, o Pará recebeu 49 médicos brasileiros, 62 cubanos e 01 brasileiro formado na Argentina.

Nenhum comentário: