Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Redução da desigualdade exige que mudanças continuem

Os dados recentes mostram que as mudanças efetivadas pelos governos do PT tem provocado alterações na desigualdade no Brasil. Os 50% mais pobres do país possuíam em 2001 pouco mais que 12,5% de toda a renda disponível da economia enquanto o 1% mais rico tinha acesso a quase 14%. Os últimos dados de 2009 mostram uma inversão, ainda que discreta, e os 50% mais pobres detém 15,5%, enquanto a participação do 1% mais rico recuou para pouco mais que 12%

Entre 2001 e 2011 a razão entre o rendimento familiar per capita dos 20% mais ricos em relação aos 20% mais pobres apresentou queda. Enquanto, em 2001, os 20% mais ricos percebiam uma renda 24 vezes superior àquela auferida pelos 20% mais pobres, essa diferença, em 2011, caiu para 16,5 vezes.

Esta mudança na distribuição de renda deixa que claro que todos estão ganhando. Segundo o Centro de Políticas Sociais da FGV, desde 2003, quase 50 milhões de brasileiros e brasileiras, uma população superior à da Espanha, ingressaram no mercado de consumo. 

As mudanças na estrutura econômica do país estão acontecendo. Precisamos avançar com as mudanças, para atingir a estrutura política, tributária e de acesso à informação. Precisamos de Reforma Política - com mais democracia e representação legítima para o povo, Reforma Tributária - para que os ricos paguem mais impostos, e Democratização dos Meios de Comunicação - para que toda a sociedade possa produzir e distribuir informação.

Este é o desafio que a esquerda no Brasil e no Pará precisa abraçar.

Nenhum comentário: