A deputada acredita que o parlamento brasileiro precisa ter maior participação da população, e por isso defende a reforma política.
“É fundamental que não frustremos a população deste país, porque já houveram outros movimentos para que nós reformássemos o sistema político brasileiro e eles não foram concluídos”, diz a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).
A deputada acredita que o parlamento brasileiro precisa ter maior participação da população, e por isso defende a reforma política.
“O sistema eleitoral será mudado?”, segundo a deputada Érika Kokay, esta é uma das grandes questões para a reforma política. Érika questiona se a sociedade ainda tem vestígios da república velha e questiona ainda: “estamos pautando a opção e a composição do Congresso a partir das pessoas ou a partir dos projetos políticos?”, questiona.
Outra questão colocada por Erika Kokay sobre a democratização do Parlamento é a discussão do financiamento público de campanha. “Hoje já esta entranhada a condição do poder econômico ser uma variável fundamental não apenas para uma vitória eleitoral, como inclusive para a construção de candidaturas”, diz a deputada.
Erika defende que o povo financie as eleições para que possa cobrar e que haja transparência. “Para o poder econômico não ser determinante”, diz.
Se aprovado, o financiamento público de campanha será revolucionário, acredita Érika Kokay.
(Gustavo Serrate e Gustavo Toncovitch – Portal do PT /
(Transcrição – Adriano Lozado – Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário