Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Violência fora de controle

Deu no blog da Franssinete Florenzano

A escalada da violência no Pará está insuportável. Até o sítio da Polícia Federal, em Ananindeua, foi assaltado. Em Belém, além dos assaltos à mão armada, no sábado houve tiroteio a céu aberto no bairro do Umarizal. Ontem, em plena Av. Visconde de Souza Franco (Doca), o Juiz de Abaetetuba, Delmar Barroso, foi assaltado, junto com a sua família. E o irmão do publicitário Glauco Lima foi sequestrado, no centro de Belém. Em Marabá, todo dia acontecem sequestros. No sábado, foi a vez de um bebê ser sequestrado. Em Marituba, a bandidagem já instituiu toque de recolher. Na Região Metropolitana de Belém, as execuções são diárias. E a Secretaria de Estado de Segurança Pública quer fazer crer que está tudo às mil maravilhas. Reduzir o número de registros de BO para maquilar estatísticas não adianta. Os corpos estão expostos todos os dias, e todo mundo vê.

----------

Esta tática de reduzir o número de registros de crimes para reduzir os índices de violência é velha. Já estava em prática no primeiro governo de Jatene e voltou agora. Concentrando os flagrantes nas seccionais e reduzindo as delegacias dos bairros e meros postos esvaziados, sem contingente e sem plantonistas, os bairros das cidades das regiões metropolitanas tem ficado à mercê dos criminosos.

São comuns os registros de execuções à mando do tráfico de drogas, que impõe sua lei à população que espera em vão o apoio das autoridades. O contingente policial, que foi reduzido à níveis dramáticos durante os governos tucanos e foi ampliado em mais de 4 mil homens da PM, 450 na polícia civil e quase 900 no corpo de bombeiros durante meu governo, segue sem ampliação. Com isso, os bairros ficam desguarnecidos e a bandidagem, como diz o popular, "brinca de pira".

Recentemente o deputado estadual Bordalo denunciou em seu blog a matança: em apenas um final de semana foram registradas 60 assassinatos em todo o estado, como você pode conferir aqui. E quais medidas o governador Jatene tem tomado? Nenhuma. Onde estão as operações saturação da Polícia Militar? Onde estão os postos de policiamento comunitário que estavam sendo implantados? Nada.

Mas, eis que o governador anuncia em propaganda que 20 mil homens do sistema de segurança pública estão fazendo o policiamento durante o veraneio. De acordo com minhas contas, o sistema de segurança, somando as polícias civil, militar e corpo de bombeiros, dispõe de 25 mil homens. Quer dizer então que todos estão de plantão para garantir o veraneio seguro? Ora, faça-me um favor. Enquanto Jatene faz propaganda, o Pará segue liderando rankings da violência e da insegurança.

Nenhum comentário: