Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PPP's: Alepa aprova privataria tucana


Com informações de Arte Bancária Pará e Blog do Puty

Em uma sessão que durou menos de duas horas, a base aliada do governo Jatene aprovou por 23 votos favoráveis a 8 contrários o PL210/2011, que institui as Parcerias Público Privadas - PPP's. O projeto permite que o governo estadual se associe a empresas privadas para executar obras e serviços públicos em 14 setores. Na prática, trata-se da privatização de serviços públicos em sociedade com a iniciativa privada.

Apesar de já tramitar na Casa desde final de 2010, o projeto foi colocado na pauta na hora da sessão, surpreendendo a oposição, que tentou, mas não conseguiu fazer nenhuma emenda à matéria. As três emendas da oposição - garantia de assento a parlamentares no conselho gestor das PPP's; limite de 40% de capital público na parceria sem consulta prévia à Assembléia; prioridade para empresas públicas na execução do serviço - foram derrotadas no plenário.

Há semanas as bancadas de PT e PSOL vinham reclamando da falta de transparência na definição da pauta. O Regimento Interno estabelece a publicação da lista de projetos pautados com 48 horas de antecedências, mas isso não ocorre. Como a votação aconteceu de surpresa, os movimentos sociais não conseguiram se fazer presentes e pressionar os parlamentares para impedir a aprovação. Em outras ocasiões, houve protestos em frente à sede da Alepa e ocupação das galerias. 

Para o deputado Edilson Moura, o modelo de PPP´s "será maléfico ao povo do estado do Pará, pois vai permitir que a iniciativa privada passe a executar serviços essenciais que seriam responsabilidade do poder público". Segundo ele, o modelo de privatização posto em prática pelo PSDB tem como seu maior exemplo a Celpa. "A Celpa é um exemplo da falência desse modelo que prejudica ao povo do Pará. Já que não foi possível evitar a aprovação desse projeto no Governador Simão Jatene na ALEPA, então que a sociedade se mobilize e a bancada do PT deverá apoiar as ações que os movimentos da sociedade civil façam, para se contrapor a esse modelo de privataria” afirmou.

Saiba quem  votou contra o povo do Pará e a favor das PPP's 

PSDB
Alexandre Von, Ana Cunha, Cilene Couto, José Megale e Manoel Pioneiro
PMDB
Chicão, Josefina Carmo, Martinho Carmona e Parsifal Pontes
DEM
Haroldo Martins e Márcio Miranda
PSB
Cássio Andrade e Raimundo Belo
PTB
Eduardo Costa e Tião Miranda
PSD
Fernando Coimbra e Júnior Ferrari
PR
Eliel Faustino e Raimundo Santos
PSC
Hilton Aguiar
PRB
Pastor Divino
PMN
Nélio Aguiar
PV
Gabriel Guerreiro 

Quem votou com o povo e contra as PPP's

PT
Alfredo Costa, Bernadete Ten Caten, Carlos Bordalo, Edilson Moura, Milton Zimmer e Valdir Ganzer. 

PSOL
Edmilson Rodrigues.

Nenhum comentário: