Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Confronto entre segurança privada e sem-terra no Pará deixa 16 feridos

Com informações da Via Campesina.

Durante ato realizado por sem-terra na fazenda Cedro, em Marabá (PA), do banqueiro Daniel Dantas, a segurança privada da propriedade abriu fogo contra os manifestantes e feriu 16 pessoas – quatro delas estão em estado grave, inclusive uma criança.

A manifestação, organizada desde ontem (20) pela Via Campesina como parte do Dia de Ação Global da Cúpula dos Povos, concentrou cerca de mil pessoas contra desmatamento ilegal, grilagem de terras públicas, violência contra trabalhadores e uso de agrotóxicos. A fazenda Cedro é propriedade da Agropecuária Santa Bárbara, um dos braços do grupo Opportunity de Dantas, e já era ocupada pelos sem-terra há cerca de três anos.

Em protesto à violência que sofreram, os sem-terra realizam agora ato permanente na rodovia federal BR 155, a 50 km de Marabá e de Eldorado dos Carajás. A ouvidoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi acionada e se reunirá esta noite para discutir a situação. 

-------------------

Atualização - Com informações do Blog do Hiroshi Bogèa

Informações ainda não confirmadas indicam que o número de feridos chega a 25.Feridos estão internados em hospitais de Eldorado de Carajás e de Marabá, encaminhados às pressas pela coordenação do movimento e pela direção da fazenda.

Em nota, a Agropecuária Santa Bárbara afirma que a violência partiu dos manifestantes: “A Agro Santa Bárbara responsabiliza o MST pelo início do confronto e pelos danos pessoais e materiais provocados. Os fatos ocorrem devido à iniciativa única e exclusiva de um grupo do MST já acampado na Fazenda Cedro. A empresa acionou as autoridades competentes e vê, mais uma vez, o seu patrimônio ser destruído e seus funcionários e familiares serem expulsos de suas moradias numa afronta ao direito à propriedade”, registra a nota.

Detalhe: não se constata, no comunicado do grupo Santa Bárbara, nenhum parágrafo alusivo aos sem-terra feridos.

Nenhum comentário: