Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mensagens entre jornalista e marketeiro oficial revelam compra de opiniões

O que poderia ser um simples descuido se tornou a revelação de uma grande farsa. Travestido de jornalista ético e probo, colunista do jornal O Liberal se revela ser mais um apaniguado do governador. Através da agência de publicidade contratada para gerenciar as verbas milionárias de publicidade do governo estadual, jornalista Ronaldo Brasiliense recebe mensalmente cerca de 70 mil reais mensais em seu jornal, O Paraense. Brasiliense é conhecido por combater políticos adversários de Simão Jatene.

Tudo aconteceu após uma passagem do repórter pela cidade de Santarém. Depois de algumas horas em uma lan house, Brasiliense teria deixado seu email aberto. Não suspeitava que o usuário seguinte, ao se deparar com o conteúdo explosivo das mensagens trocadas entre o escriba e o marketeiro oficial, Orly Bezerra, faria prints das mensagens e divulgaria na internet. O conteúdo foi parar nas mãos do blogueiro Paulo Leandro Leal, do blog VioNorte, que disparou a postagem “BASTIDORES DO PODER: A relação nada republicana entre o Governo do Pará, o jornalista Ronaldo Brasiliense, o marqueteiro do governo e o jornal O Liberal”.

Na postagem Leal revela: mensalmente Brasiliense recebe 70 mil reais para publicar ataques contra os opositores do Jatene no panfleto O Paraense, que dirige. E mais: o conteúdo da coluna Por Dentro, publicada a cada domingo no jornal O Liberal, é previamente autorizado por Orly. As suspeitas dessa relação nada republicana eram conhecidas de todos, mas jamais foram confirmadas. Agora tudo fica claro. 



Numa das mensagens vazadas, Brasiliense pede licença a Orly para atacar o companheiro Paulo Rocha, candidato ao senado pelo meu partido, o PT. No dia 1º de abril, Brasiliense envia uma mensagem a Orly, com o seguinte conteúdo:

- Orly, caro.
- Dá uma olhada ai e comenta.
- É o abre da minha coluna de domingo.
- Abraços. Ronaldo.

Na sequência, o conteúdo de uma matéria sobre a candidatura de Paulo Rocha, intitulada “Paulo Rocha pode estar inelegível”. Em resposta ao e-mail, Orly responde:

- Acho que a sua análise ta correta.



Brasiliense, tal qual um juiz eleitoral, tem anunciado constantemente a inelegibilidade dos opositores de Jatene, inclusive a minha. Numa mistura de juridiquês e malabarismo político, Brasiliense, semana sim, semana não, tenta provar que ninguém poderá sair candidato. Tudo articulado com Orly.

As mensagens revelam ainda que a Agência Pará de Notícias, órgão oficial de informação do governo estadual, se tornou uma braço armado da campanha à reeleição dos tucanos. Outro blogueiro do oeste do Pará, Alaílson Muniz, contratado como correspondente pela Secom, pede a ele que envie uma matéria ofensiva a Jader para ser publicada em sua página.
 


A repercussão do escândalo é grande na internet e nas redes sociais. Nos blogs do deputado Parsifal Pontes e no próprio VioNorte, comentarista que se identifica como sendo o próprio Brasiliense ameaça quem divulgar as mensagens com processos judiciais. Contudo, o comentarista não nega o conteúdo das mensagens.

Com essas revelações, a lisura da comunicação oficial está posta em xeque. Quantos outros blogueiros e jornalistas recebem mimos da comunicação oficial para assumir um lado na disputa política? Jatene, que veste a máscara de democrata dia e noite, até agora não se pronunciou, nem seu secretário de comunicação. Como reagirá? Vai esconder o escândalo mais uma vez, ou afastará essa figura pusilânime de seu governo? Com a palavra o tucano.

Nenhum comentário: