Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dom Orani é nomeado cardeal pelo Papa Francisco

O povo paraense recebeu com alegria o anúncio de 18 novos cardeais pelo Papa Francisco. O único brasileiro da lista é o atual arcebispo de Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta.

Ele coordenou a Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, e antes disso pode organizar a maior manifestação religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré. Junto com ele , foram nomeados cardeais em países da Ásia, África, América do Norte e do Sul em discurso feito pelo pontífice para uma multidão na Praça de São Pedro.

Essa é a primeira lista de nomeação de cardeais do papa. Dezesseis dos nomeados têm menos de 80 anos, incluindo o brasileiro, o que significa que eles são elegíveis para escolher um próximo papa, que é a tarefa mais importante de um cardeal. Os outros três assumem como eméritos.

Dom Orani afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade: “Em minha indignidade, tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal, que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim, para que possa continuar servindo a Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo”, afirmou.

A cerimônia que deve colocá-los formalmente como cardeais será realizada em 22 de fevereiro no Vaticano. Entre os novos cardeais estão nomes vindos de países em desenvolvimento como Nicarágua, Costa do Marfim, Burkina Faso, Filipinas e Haiti, o que deve refletir a busca do papa por uma igreja mais voltada para os pobres.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que Dom Orani agora como Cardeal (pode ser até papa, no futuro), irá deixar que as traquinagens do Santo João Bosco, aprontadas dentro da Fundação Nazaré, quando D. Orani era Bispo de Belém, venham agora à tona ? ou será que tudo ficará acomodado embaixo das cinzas ?Habemus Cardinale...Queremos transparência dentro da Igreja, principalmente com o que se toma dos fiéis e mantenedores...