Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ana Júlia discute hidrovia do Tocantins com Ministra do Planejamento e Governador Jatene

Por
Assessoria de Comunicação



A ex-governadora Ana Júlia Carepa reuniu na manhã desta quarta-feira com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o Governador Simão Jatene, o ex-deputado Paulo Rocha, a bancada paraense no Congresso Nacional e secretários de estado. Na pauta, a retomada do projeto de derrocagem dos pedrais do rio Tocantins dentro do PAC 2.

A obra é vital para a viabilização da hidrovia do Tocantins. Com a inauguração das eclusas de Tucuruí, em final do ano passado, o rio passa a servir de via de escoamento da produção mineral e agropecuária da região sul do estado e centro oeste do Brasil, reduzindo o custo do transporte de mercadorias até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, de onde podem ser exportadas para Europa, América do Norte e Ásia.

Ana Júlia destacou na reunião a importância do projeto para a consolidação do pólo industrial metal-mecânico em Marabá. Entre os projetos, destacam-se a Aços Laminados do Pará – ALPA,  e a ALINE, que produzirá aços laminados e galvanizados absorvendo 50% da produção da ALPA, substituindo importações e gerando empregos no Brasil. Os deputados federais Zequinha Marinho e Beto Faro reforçaram a necessidade da hidrovia para a industrialização da economia paraense.

A ministra informou que a licitação para as obras de derrocagem dos pedrais foi suspensa para que o governo pudesse revisar o projeto e encontrar formas de viabilizar os recursos necessários. Uma das possibilidades seria a realização de uma parceria público-privada com as empresas interessadas. Miriam Belchior sinalizou que o governo compreende a importância da viabilização da hidrovia para a economia da região, e que busca a melhor alternativa para realizar a obra.

A participação de representantes de diversas cores partidárias na reunião comprova, de acordo com Ana Júlia, a importância estratégica da hidrovia para o estado e ressalta o compromisso de todos com o desenvolvimento da região.

Hidrovia

Para que a hidrovia se torne completamente navegável, é necessário que sejam feitas obras de derrocamento dos pedrais do rio Tocantins, num trecho de 43 quilômetros, compreendido entre a ilha do Bogea e o município de Itupiranga. Com isso, o calado do rio passa a ser de pelo menos 3,5 metros ao longo de todos o ano. Atualmente, no período de seca do rio, navios com capacidade para 19 mil toneladas não podem navegar por toda sua extensão.

Quando concluída, a hidrovia será uma das mais importantes vias de escoamento de produtos e insumos, interligando o centro-oeste brasileiro ao sul do Pará e, posteriormente, aos mercados importadores da Europa, Ásia e Estados Unidos.

10 comentários:

Anônimo disse...

quero te parabenizar pela iniciativa mesmo não tendo mais cargo público esta contribuindo com o estado do Pará no rumo do crescimento isso sim é união pelo Pará não bla bla bla

iris disse...

Aqui em Marabá estávamos todos apreensivos com esse vai e vém da Alpa,mas agora, com a senhora participando das reuniões com a Ministra eu acredito que a Alpa será mesmo implantada aqui,contamos com isso para o crescimento e desenvolvimento do sul do Pará,obrigada Governadora!!!!

Augusto Cezar de Hollanda disse...

Ana estás simplesmente um pteuzinho de tão linda! hahaha

Anônimo disse...

só espero que com isso o Jatene pare de boicotar a minha cidade, Baião, que depois que ele assumiu, sumiram as obras e as que estavma licitadas e em andamento pararam, tudo pq o Prefeito é petista e está sofrendo retalhações, ai quem paga a conta somos nós.

Anônimo disse...

Ana é verdade que você foi para carreata do jader e não te deixaram passar. Foi o que vi no Blog da Franssinete.

Blog Ana Júlia disse...

Caro Anônimo do dia 17/12 às 9:06h. Eu não vi o Blog da Franssinete Florenzano, mas o que conheço da jornalista acho difícil ela ter feito esta afirmação que não é verdadeira.
Eu estava no aeroporto de Belém quando o Senador Jáder chegou sim. até porque eu viajei no mesmo vôo que ele, e como todos que saíram do aeroporto, enfrentamos engarrafamento por conta da carreata, até podermos seguir por caminho distinto. Eu, mais D. Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, os Deputados, Josué Bengston, Miriquinho Batista, Lúcio Vale, Beto Faro, o Reitor da UFRA,Dr Sueo, o presidente da Unimed, Dr César Neves, enfim todos(as) que chegaram no mesmo vôo q o Senador. Daí a dizer que fui na carreata, seria uma tremenda manipulação.

Anônimo disse...

Ana, esta imprensa é podre. Já andam dizendo que foi o Jáder que conseguiu a tua nomeação para alto cargo no Banco do Brasil. Isto precisa ser logo desmentido, pois as conversas estão ficando muito fortes. Um abraço

Blog Ana Júlia disse...

Boa tarde, obrigada pelos comentários. Caro Anônimo do dia 20/12 às 12:19h. Essa gente "podre" como vc qualifica, não vai deixar de inventar mentiras.
Sou funcionária concursada do Banco do Brasil há quase 28 anos. Fui membro da Comissão de Regulamentação do Sistema Financeiro no Congresso Nacional, quando Deputada Federal. Participei também do Grupo no Senado que discutiu a Reforma Tributária. Aliás se a oposição permitisse aprovar a Reforma tributária, ela seria ótima para o Pará.
Eu fui convidada como vc leu nesta postagem para participar de reunião no Ministério do Planejamento para discutir Hidrovia. Portanto eu possuo currículo e formação para a função. Portanto não passa de mais um boato do PIG que precisa de inventar estórias para desviar a atenção da Sociedade para o maior escândalo das últimas 2 décadas, o Livro "A Privataria Tucana" do jornalista Amaury Ribeiro Júnior.

Anônimo disse...

ana julia sou uma das companheiras que nunca deixou de acreditar em sua capacidade de administrar, fomos bem representados tanto no Partido, quanto na administração desse estado. hOJE VEJO NÊGO QUE NA SUA RADICALIDADE PREJUDICOU O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO GOVERNO NO ESTADO, ACHO QUE SE ARREPENDERAO TARDE POIS O RESULTADO FOI DOS PIORES. VOCE É DE UMA NOBREZA GRANDIOSA. COMPANHEIRA OS GRANDES SÓ SERÃO VERDADEIRAMENTE GRANDES, PERDOANDO SEUS MAIORES INIMIGOS, SENDO ASSSIM NADA A EMPEDIRA DE SEGUIR ADIANTE. SOU ALGUÉM QUE NO PALCO DA VIDA CONTINUA A LHE APLAUDIR. E QUE O MENINO DEUS RENASÇA TODOS OS DIAS EM SEU CORAÇÃO.

Holdecson Silva disse...

Companheira De Luta, de força mulher e o principal será sempre A Governadora Que Todo Estado Pará Sempre Teve.

Abraço de que admira vc seu trabalho que trabalhou seu nome até na ultima instancia sem perde a esperança.

Ana Julia Carepa Um Nome e Renome que pará e Novo Repartimento Nunca Esquecerá,Orgulho muito por fazer parte de Partido de Massa que o PT.