Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A longa noite do AI-5

Amanhã, o aniversário da nossa presidenta Dilma Rousseff, uma das vítimas da ditadura. 


Daqui, meus parabéns antecipados e que Deus ilumine  abençoe sempre essa guerreira.


E hoje, faz 42 anos do AI-5, o Ato Institucional que aprofundou o golpe militar, o golpe dentro do golpe. Golpe contra o qual nos insurgimos, nós que amamos e lutamos pela liberdade democrática hoje existente no país. 


A CUT- Central Única dos Trabalhadores, promove hoje, no Rio de Janeiro, na sede da ABI, às 18:30, grande ato, ocasião em que lançará o Prêmio CUT- Democracia e Liberdade Sempre, através do qual a central, todos os anos, sempre dia 13 de dezembro, homenageará personalidades e entidades destacadas na luta contra a opressão e em defesa da democracia.


 Em seu blog, Zé Dirceu assim aborda o tema do famigerado golpe do AI-5:


A 13 de dezembro de 1968, há exatos 42 anos, o regime ditatorial impunha ao país o Ato Institucional número 5 - o AI-5 como ficou conhecido -  um golpe dentro do golpe militar de 64 e que representou o mais longo período discricionário e de exceção, terror e pesadelo registrado na história do Brasil. Naquela noite, há 42 anos, estávamos presos no Forte de Itaipu, do Exército, na Praia Grande (SP). 


Aguardávamos com grande esperança a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que nos devolveria a liberdade - a mim, e aos companheiros líderes estudantis Luiz Travassos, Antônio Guilherme Ribeiro Ribas e Vladimir Palmeira. Fôramos presos no XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna (SP). Foi enorme a nossa surpresa e perplexidade, então, quando fomos informado que a ditadura havia decretado o Ato institucional número 5, que não apenas extinguiu o direito sagrado do habeas corpus como todas as demais garantias constitucionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentissima Governadora,

Uso este esse espaco para solicitar que a senhora mande nomear os assistentes sociais aprovados no concurso da SEDES. Governadora a cada dia que passa fico mais aflita, pois nao sei que mediadas serao tomadas pelo futuro governo. sou uma mulher lutadora que sempre acreditei no seu trabalho em prol do povo do Pará, e acredito que antes do término de seu governo nós seremos nomeados. Só pra efeito de informacao, existem 78 cargos vagos de assist. sociais na estrutura da SEDES, e existe uma carencia muito grande desses profissionais no orgao. Desta forma eu lhe imploro que nos nomeie. Eu fiquei na classificacao 43. Por favor preciso muito desse trabalho, nao deixe que fiquemos no esquecimento pelo próximo governo. Que Deus abencoe seu caminho e sua vida. Meu email eh rcrisb@hotmail.com, aguardo sua manifestacao.