Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Isa Cunha e os 31 anos do PT

Ao todo, 39 militantes receberam a comenda "Isa Cunha", na sessão especial da Câmara de Vereadores de Belém que comemorou os 31 anos do PT, uma promoção do Diretório Municipal de Belém. Fui uma das homenageadas e não pude comparecer à sessão por estar na reunião do Diretório Nacional do PT. Fui representada por Keylff Miranda, que está na primeira foto. Agradeço a homenagem e daqui mando meu carinhoso abraço a cada militante do nosso PT que constrói nosso Partido em cada local deste Estado e do nosso Brasil!






Conheci de muito perto e fui uma aprendiz atenta dos ensinamentos da Isa Cunha, grande amiga e companheira. Isa tinha enorme compromisso com as causas sociais, humanas, com os direitos. Foi decisiva sua atuação para a organização popular, formação política e consolidação dos movimentos sociais no Pará. Foi uma das fundadoras da Sociedade Paraense dos Direitos Humanos (SDDH), do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Quem conta um pouco da trajetória da historiadora, nascida em Limoeiro do Ajuru (PA) e falecida em 2002, é Eliana Fonseca Pereira, uma de suas companheiras de luta. “Eu morava em Abaetetuba e fazia parte do trabalho pastoral. E foi nas atividades de mobilização das mulheres da região e na construção das bandeiras de luta que conheci a Isa”, lembra.

Luta - A organização das mulheres iniciada nas áreas urbanas, na década de 1970, vislumbrava soluções para os problemas cotidianos, necessidades básicas: creche para os filhos e serviços e água e luz. Mas depois ganhou nova configuração, assim como o perfil do movimento foi se ampliando também. Operárias de beneficiamento da castanha e do palmito e trabalhadoras autônomas se uniram a campesinas e passaram, juntas, a exigir direitos trabalhistas, política para moradia, enfrentamento da violência de gênero e outras causas afins ao contexto opressor em que viviam. “As mulheres eram dependentes da filiação sindical do marido e ao longo do processo fomos conquistando espaços movimentos sindicais. Isa sempre trazia esses temas para as mesas de debate”, afirma Eliana.

Resistência - Ela recorda que foi por esse engajamento que Isa e o marido Humberto Cunha foram presos pelo regime militar. Eliana diz que Isa sobreviveu à tortura com a mesma delicadeza que lhe era peculiar. E conta que, um dos momentos que mais lhe marcaram na fase de convivência, foi durante mobilização que faziam juntas na cidade de Tomé Açu, onde havia sido assassinado o sindicalista Benezinho. “Eu entrevistava um dos assassinos na delegacia, quando a população da cidade invadiu para fazer justiça com as próprias mãos. Era muita gente. Talvez três mil pessoas. Isa chegou para acalmar, para mostrar que o povo tinha razão, mas que era preciso manter o controle”, explica. Ainda assim, todos os criminosos foram tombaram com a justiça popular.

“As mulheres estavam assumindo seus papéis, eram atuantes educadoras e a Isa tinha muito a ver com isso”, resume Eliana. Isa Cunha ajudou a fundar entidades que até hoje desempenham atividade fundamental na defesa dos direitos humanos no Pará, como o MMCC, criado em 1985. Isa presidiu o movimento por três mandatos e hoje ele conta com representação em 40 cidades. A SDDH também teve a participação ativa da historiadora na sua formação e presidência, onde Eliana atua como conselheira.

Colega de trabalho de Isa no Conselho Municipal da Mulher, Eliana destaca ainda que esse processo de organização das mulheres ao longo de décadas foi essencial na constituição de diversas outras entidades, como Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedempa) e do Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central (Gempac). Eliana é taxativa: "Por isso Isa sempre mostrou que valia a pena lutar para conquistar a cidadania".

3 comentários:

Anônimo disse...

parabens aos agraciados com a comenda isa cunha

viva o pt Belém e sua Historia

att
erinaldo ramos

Assessoria de Comunicação disse...

Saudações companheira..
Fico alegre, e ao mesmo tempo triste.
alegre por que temos uma forma de governo no Brasil com uma aplicações socialista - voltado para os menos favorecido..
triste quando, quando vejo companheiros que aproveitam da circustancia para se projetar, e não podemos de forma nenhuma esquecer as origens, companheira sei do comnpromisso que tem com o povo do Pará, e o que temos de fazer para aplaudir atitudes incovenientes, e que em nenhum momento tem qualquer ligação com o modelo PT de relacionar, mas neste longos 26 anos de PT que tenho, tive o previlegio de conhecer e participar de momentos históricos, como as 3 posses do PT na presidencia, participar do seu Governo, trago uma lembrança boa o FSM, quando pude estar com a companheira Aleida Guervara, neste periodo de PT temos muito que contar, portanto parabéns a todos que traz uma verdadeira estrela no peito do partido dos trabalhadores...

Erinaldo Ramos disse...

meus parabens especial a nonato, nacor, luiza, janio, marquinho, edilson, puty, ana e umberto cunho

e viva a ds do pará
att
eri...