Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Segurança: menos lari lari e mais ações práticas

Em meio a  batalha de informações sobre a remuneração dos praças da polícia militar e bombeiros, com muitas mentiras e meias verdades sendo disparadas a torto e a direito, um reconhecimento de meu governo vem a tona. Trata-se da informação que em nosso mandato os praças tiveram a maior valorização salarial já vista. É que com a nivelação do soldo ao salário mínimo, a situação infame onde um policial ou bombeiro ganhava menos que o mínimo deixou de existir. 

Devemos lembrar ainda que, entre 1995 e 2005, período governado por Almir Gabriel e Jatene, o salário dos trabalhadores da segurança pública chegou a níveis vexatórios, fruto da política de arrocho salarial que atingiu todos os servidores. Além disso, tivemos neste período apenas um concurso para ingresso na polícia militar. Somando-se aposentadorias, falecimentos e abandono da profissão, tivemos um efetivo de pouco mais de 12 mil policiais militares para uma população de mais de 7 milhões de paraenses.    

Em apenas 4 anos de meu mandato realizamos concursos que elevaram em 23% o efetivo da PM e 33% o do Corpo de Bombeiros.  Triplicamos a quantidade de viaturas, duplicamos a quantidade de coletes, compramos armamento não letal e adquirimos armas e munição. Tudo isso resultado do aumento de 66% dos recursos aplicados em segurança pública.

Jatene deveria deixar de lari-lari e tratar a segurança como ela merece: uma política pública fundamental para a garantia dos direitos constitucionais da população. Segurança não é peça de marketing. Dela dependem a vida de muitos trabalhadores e a estabilidade de nossa democracia. 

Nenhum comentário: