domingo, 31 de janeiro de 2010
Militância do PT: na luta há 30 anos pra avançar a mudança
As imagens da semana de 25 a 30 de janeiro
- Café Liberal, no Centro Comunitário União, Icoaraci, mais um infocentro: com este, são 83 no Pará
- Ananindeua, inauguração da UCI no Hospital Anita Gerosa. É a 3a Unidade de Cuidados Intermediários nos hospitais. Entreguei UCI no Hospital Divina Providência, em Marituba, e no Hospital Geral de Bragança.
- No Museu Goeldi, participei da Mesa Redonda Brasil - União Europeia.
- Na festa dos 78 anos de Castanhal, entreguei 176 casas na comunidade Jaderlândia.Castanhal deverá receber 2.725 novas unidades habitacionais para melhorar as condições de moradia de 5.439 famílias. Um recorde, se considermos o déficit habitacional do município, que era de 6.525 unidades até 2007.
- Em Icoaraci, na Taboquinha, mutirão da cidadania com quase 6 mil atendimentos. Entreguei 128 casas, do residencial Mestre Verequete. e a .1.410 famílias,A Cohab continua executando obras na comunidade do Taboquinha para concluir mais 850 unidades habitacionais que irão beneficiar outras famílias da área. No total, atendimento a 1.410 famílias que moravam em palafitas. (As fotos são de Lidiane Martins, Liza Soane e Daniel Farias, da equipe do blog)
sábado, 30 de janeiro de 2010
Amanhã, comentários e novas postagens
Água potável para 1.300 famílias de ribeirinhos
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
O desafio é cuidar agora e construir o futuro
É um Governo que chama o povo, que chama a participação popular, que coloca comissão de fiscalização nas obras, que não tem medo de enfrentar as críticas.
Eu dou entrevista e respondo a tudo. Dei inclusive entrevistas nacionais, como no Roda Viva e respondi a todas as perguntas, sem fugir de nenhuma pergunta. E é um Governo que tem uma mudança que é se preocupar com a vida das pessoas.
Desde a questão da segurança pública à escola que estava completamente arrasada. Nós reconstruímos as escolas, é claro, ainda tem 400 escolas que precisam ser reconstruídas, mas eu já intervi em mais de 600. Então, é que era muita coisa abandonada mesmo.
Então, imagine, em três anos nós intervimos em 650, reconstruir, reconstruir mesmo as escolas, é o que nós estamos fazendo.
Então, os hospitais, a saúde. As pessoas começam a perceber essa mudança.
Quando que essas pessoas tinham direito de ter internet gratuita, elas não precisam nem ter um notebook, elas com celular, elas têm acesso à internet, entendeu?
Olha, eu me preocupo com a regularização fundiária de quem mora, por exemplo, há 20 anos, há mais de 20 anos nessas áreas de marinha, na Radional, no Guamá, essas pessoas vão receber o título, que dizer, esse eu acho que é o grande referencial deste governo que, ao mesmo tempo, se preocupa com o futuro, porque quando eu lutei tanto para trazer uma siderúrgica, foi me preocupando com o futuro, que nós estamos criando uma política industrial que é irreversível agora no Estado.
Que só tem de ampliar e vai gerar mais emprego, distribuir mais renda, vai melhorar esse Estado.
É um Governo que se preocupou com o futuro quando eu consegui convencer o Governo federal de que garantir já no leilão de Belo Monte, da hidrelétrica de Belo Monte, 20% da energia para o povo do Pará.
Quer dizer, é um Governo que cuida desde as questões mais básicas e, ao mesmo tempo, cuida também do futuro das pessoas.
Movimento rufa os tambores
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Sonho que se sonha junto vira realidade
A casa de Manuel, antes
Manuel de Jesus Magalhães Costa tinha um sonho: ter uma casa boa e longe do alagado.
Hoje, Manuel, a esposa dele e os dois filhos do casal vão dormir hoje na casa nova. Manuel deixa pra trás a moradia antiga, precária, às margens do igarapé Pitimandeua.
Ele e mais 175 famílias receberam hoje a casa própria na comunidade Jaderlândia.
A casa, novinha em folha, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, criado pelo presidente Lula, com a contrapartida do governo do Estado e do município de Castanhal.
A casa é de alvenaria, e tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, toda pintadinha.
É assim que o governo do Pará, em parceria com o governo Lula e a prefeitura de Castanhal vai melhorando a vida das pessoas. E transformando em realidade o sonho que se sonha junto.
A casa de Manuel e família, hoje
Foi com a alma leve e o coração feliz que voltei de Castanhal e abri a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, um espaço de debates da sociedade civil organizada que foi criado em 1997 e só hoje saiu da papel e ganhou vida. Ponto pro movimento!
E vou à noite entregar mais um infocentro no Curió-Utinga e que vai funcionar no Centro Comunitário da Passagem Cruzeiro Unido do Pantanal. Pra reforçar a organização popular e aumentar o acesso à educação e à inclusão social.
Voltei com a alegria, a emoção das famílias grudada em mim.
E alegria só faz bem! (Fotos de Lidiane Martins, da equipe do blog)
A alegria em Castanhal na festa dos 78 anos
Lula passa bem e já está em casa. Saúde e paz, presidente!

Toda a agenda de compromissos foi cancelada e ele tá está com a família, no apartamento dele em São Bernardo do Campo, São Paulo. De Pernambuco, Lula iria para Davos, na Suíça, onde receberia o prêmio de Personalidade Global 2009 que, pela primeira vez ,é concedido a um presidente do Brasil. Na foto do blog do Planalto, Lula posa com a equipe de profissionais de saúde que o atendeu em Pernambuco.

Fique bem, presidente Lula, descanse, se cuide. Nossas preces são pra você e sua família, querido e especial amigo, companheiro e, principalmente, amigo dos pobres deste país!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Postagens novas só mais tarde
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Ações pela verdadeira paz no campo
Trata-se de uma iniciativa histórica sem precedentes. A questão fundiária em nosso estado remonta aos episódios da Cabanagem... Porrada, exclusão, assassinatos dos índios, à época, e nos tempos "mudernos" dos trabalhadores ruais sem-terra.
Todos aqueles que lutam pela paz verdadeira no campo, nas terras paraenses, devem apoiar essa medida.
Saudações mocorongas,
Abraços.
Miguel Cunha Filho
Delegado de Policia
Mais um passo no combate à grilagem
Benguí tem 4 vezes mais acesso à internet que a Estação das Docas
Infocentros são portas de inclusão social
Infocentro não é lan house
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
O 83° infocentro e a agenda de Brasília
Cuidar do planeta e cuidar das pessoas
domingo, 24 de janeiro de 2010
20 projetos para garantir o futuro do povo do Pará. É o PAC 2.
- Ferrovia Norte Sul até Barcarena
- Terminal II em Barcarena, com 8 (oito) berços
- Terminal de regaseificação em Barcarena
- Gasoduto Belém-Marabá
- Porto de Espadarte
- Porto de Marabá
- Porto de Vitória do Xingu
- Cinco hidrelétricas no Tapajós
- Hidrelétrica de Marabá
- Federalização da PA-150
- Aeroporto de Santarém
- Aeroporto de Marabá
- Terminal multimodal no Porto de Santarém
- PDRS do Xingu
- Ampliação do Programa Navega Pará, garantindo maior abrangência e velocidade
- Projeto de urbanização integrada, com habitação, saneamento, pavimentação, atendimento básico de saúde (UPA), infocentro, creche, posto de segurança, Praça da Juventude.
- Projetos Habitacionais para o Programa Minha Casa Minha Vida, para cidades com mais de 50 mil habitantes
- Quatrocentos mil novas ligações de água.
- Segunda Etapa do Projeto Ação Metrópole: prolongar a avenida João Paulo II até Marituba, duplicação da Perimetral e construção do Túnel sob a avenida Dr. Freitas.
- Terceira Etapa do Projeto Ação Metrópole: Intervenção nas avenidas Almte. Barroso e Augusto Montenegro, criando um Sistema de Transporte e Trânsito integrado na Região Metropolitana de Belém que inclui a construção de terminais de integração de transporte coletivo.
Mais infocentros e áreas com sinal de internet
Ação Metrópole (III): após 20 anos, será entregue em maio deste ano
Ação Metróple(II): entre a intenção e o gesto
A intenção e o gesto - Não queremos reinventar a roda, mas fazê-la girar a favor do povo. O deputado Jader lembra que os estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês), que resultaram no PDTU- Plano Diretor de Transportes, foram feitos no seu governo, há 20 anos atrás.
Ação Metrópole (I):o que nos une é a mudança
Hoje, muita gente “seca” a aliança entre PT-PMDB. O fuxico de cada dia em notinhas aqui e ali, o larilari, a conversinha tem o objetivo menor de dinamitar uma aliança que, ao fim e ao cabo, garantiu muitos resultados positivos ao Estado nos últimos três anos. E ainda há de garantir muitos outros. (na foto, obra em pleno funcionamento no Ação Metrópole. Lidiane Martins, da equipe do blog)
sábado, 23 de janeiro de 2010
Cachoeira do Arari, Jutuba, Paquetá, imagens da maratona pela inclusão social II
- Ainda no Acará entreguei 14 quilômetros de asfalto que liga a PA 252 à Perna Sul, tirando o povo do isolamento.
- No Ver-o-Rio mais um ponto livre de internet de graça para a Região Metropolitana de Belém.
- No Conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, fiz a entrega da escola Helena Guilhon, reformada e nova em folha.
- Em Cachoeira do Arari entreguei 5 km de asfalto participativo e fiz a assinatura do decreto que torna a festividade de "Bastião", o Glorioso, patrimônio cultural e imaterial do povo do Pará.
- No Tapanã, fiz a entrega da Base Comunitária de Segurança Cidadã e um infocentro;
- Na Eletronorte, Rua Nova e Visconde de Inhaúma outros infocentros foram entregues para a população que mais precisa, organizada em centros comunitários, igrejas.
- Reuni com os Prefeitos do Consórcio Belo Monte.
- Nas ilhas de Jutuba e Paquetá fiz a inauguração dos novos trapiches, de concreto armado. Eu me emocionei um bocado em Jutuba, pois fui ali não apenas inaugurar um trapiche, mas cumprir a promessa feita ao povo da Ilha em 2008 quando ali estive para entregar um sistema de água da chuva tratada.
- É assim que a gente vai fazendo a mudança e recebendo o carinho do povo. (fotos: Lidiane, Liza e Daniel, equipe do blog)
A voz do blogleitor: setorial de saúde vai reunir dia 28.
Estamos vivemos o que plantamos. Colhemos agora, o que lutamos. Uma geração vencedora. Nosso partido se inscreveu na gênese da democracia brasileira. Somos demasiadamente humanos para cometer erros e acertos. Mas, nosso saldo é positivo. O Governo LULA demonstra que podemos avançar ainda mais. O Governo do Estado, com Ana Júlia, experimenta uma nova possiblidade de construção da luta e da inclusão SOCIAL, com a dificuldade de enfrentar as dimensões e as elites em uma das últimas fronteiras de expansão do Brasil e do Mundo. Há um conjunto de prefeituras que governamos no Brasil e no Pará.
Somos também movimento e, assim, resgatamos a Democracia no Conselho Estadual De Saúde, Democratizamos as conferências e lutamos solidariamente para construir a saúde de nosso povo. Sonho da Bibiana, da Almeirinda Freire, da Elisa Sá, D. Maria do Marco (Vivinha na LUTA) e, tantos outr@s. Pois sabemos que o sonho de nosso partido e dos que lutam também foi construído na diversidade de opiniões e de idéias. Mas, fomos e somos lutador@s.
NO DIA 28, AS 17:00 HS. NO SINDICATO DOS URBANITÁRIOS COM A NOSSA SECRETÁRIA DE SAÚDE ESTAREMOS FAZENDO UM DEBATE PARA REVIGORAR E APROFUNDAR AS QUESTÕES DE SAÚDE NO NOSSO ESTADO.
NO DIA 30, NO PARÁ CLUBE A TARDE HAVERÁ POSSE DE TODOS OS PRESIDENTES ELEITOS NO ESTADO e do NOSSO DIRETÓRIO REGIONAL. À NOITE FESTA DAS 10 MIL ESTRELAS DO PT NA ALDEIA CABANA, COM A PRESENÇA DE DILMA, ANA JÚLIA, PAULO ROCHA, JOÃO BATISTA, NOSSO PRESIDENTE DO PT ESTADUAL E NOSSAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO ESTADO.
VOCÊ QUE SEMPRE FEZ A DIFERENÇA, VENHA DEBATER E COMEMORAR. FILIADOS E SIMPATIZANTES SÃO BEM VINDOS.
MOBILIZAR É A PALAVRA DE ORDEM.
POR FIM, PARA AFIRMAR NOSSA LUTA:
Mãos Dadas
Carlos Drummond de Andrade
Composição: Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
PRESENTE!
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
COORD. DO SETORIAL DE SAÚDE DO PT.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Toda violência será combatida
Mais imagens de Paquetá e Jutuba
- Em Jutuba, d. Rosa serve uma mesa farta e não podia faltar o tradicional e gostoso açaí.
- Lancha da Polícia Militar. Antes do meu governo não tinha nenhuma. Agora tem 2o pra PM e polícia civil. Dá pra fazer segurança pública sem gente e equipamento?
- No barco, entre Paquetá e Jutuba, converso com moradoras das ilhas.
- Na horinha de voltar, um filhote recém-pescado e a pose para o click.
- Voltamos para Belém, trapiches entregues e muita energia das comunidades. Por hoje, missão cumprida.
Imagens de felicidade em Paquetá e Jutuba
- Associação agradece o trapiche e apoio dado às famílias de Jutuba e Paquetá.
- Esse carinho verdadeiro do povo de Jutuba e Paquetá é a maior recompensa.
- O trapiche novo e de concreto torna mais bonita a ilha de Paquetá.
- Voltar a Jutuba e receber esse abraço afetuoso só aumenta a energia pra seguir em frente. (Fotos Lidiane Martins, da equipe do blog)
- Moradora de Jutuba agradece: a senhora é mulher palavra. Disse que o trapiche vinha e ele veio!